RPA

Para que tipo de empresa a RPA é recomendada?

No primeiro momento, quando ouvimos falar em robôs, robotização e Automação Robótica de Processos (RPA), vem a ideia de que tudo isso não é para agora, é uma solução futurista, ou que as empresas e colaboradores ainda não estão preparados para essas mudanças. Mas os robôs de software, que executam tarefas repetitivas por nós, são uma tecnologia viável e uma realidade possível nas empresas de todos os portes e em diversas áreas. Neste texto vamos explicar o porquê.

 

RPA é para pequenas e médias empresas?

 

É, sim! Para isso, as empresas só precisam estar dispostas a adotar a cultura digital.

Tem quem ache que a RPA só pode ser implantada por grandes corporações, com altos orçamentos dedicados à inovação. Isso não é verdade. Qualquer organização, incluindo as pequenas e médias, pode aproveitar os benefícios dessa tecnologia.

A RPA permite que o colaborador atue onde ele é realmente necessário, nas tarefas onde sua inteligência é indispensável, independente do tamanho da empresa onde trabalha.

 

Que tipo de empresa pode utilizar a RPA?

 

Qualquer uma. Não existe empresa que não possa ser robotizada. O princípio é  que os funcionários tenham tarefas repetitivas, cansativas  e que precisem de mais tempo para executar tarefas onde a inteligência humana é essencial. Ele não vai mais precisar gastar o seu tempo apertando teclas, ou fazendo pesquisas recorrentes (tarefas que também são muito importantes para o desenvolvimento de uma atividade, mas que consomem muito tempo). O robô de software é adaptado para a quantidade de atividades que ele irá executar.

As áreas  que podem utilizar a RPA seguem a mesma lógica. Onde existe trabalho constante e seguido, ele pode ser feito por um bot RPA.

Aqui, como exemplo, vão alguns setores que podem ser robotizados:

 

Setor de Transporte e Logística

 

Com a implantação da Automação Robótica por Processos (RPA), as empresas de transporte e logística simplificam e agilizam seus processos, garantem melhor rastreamento, planejamento, experiência do cliente e conseguem atingir uma análise de seus dados mais rápido. Como resultado dessas melhorias elas têm menos custos e mais lucros.

O controle de inventário, estoques e armazenagem fica mais simples e ágil com a ajuda da robotização. A exatidão do robô de software acaba com erros no gerenciamento dos produtos e melhora processos que abrangem locais físicos de estoque, como na procura de uma mercadoria, por exemplo. No controle de frota e no rastreamento de mercadorias e de transporte, a RPA também pode ser empregada com o apoio de outras ferramentas de tecnologia.

A RPA pode:

Pesquisar duplicatas no sistema,

Baixar relatórios de contabilidade de fornecedores da plataforma de sistema de gestão (ERP);

Validar dados de múltiplas fontes

Rastrear remessas, pedidos e estoques

Criar relatórios detalhados sobre faturas que foram e não foram processadas e enviá-los por e-mail para o setor/pessoa responsável

 

Setor Imobiliário

 

Para um bom atendimento, o dia a dia de uma imobiliária envolve várias atividades: processamento de dados, organização de documentos, além dos ofícios essenciais que todas as empresas têm: compras, contabilidade, folha de pagamento, entre outros.

Isso tudo consome muito tempo! Esses processos reduzem a produtividade dos colaboradores e por consequência, o trabalho. 70 a 80% dessas operações podem ser robotizadas.

Com a ajuda da Automação Robótica por Processos (RPA), os corretores de imóveis podem se concentrar nas tarefas que são insubstituíveis para o sucesso da empresa, como,por exemplo, fechar um bom negócio.

Onde a RPA pode ser aplicada no  setor imobiliário:

Integração (onboarding) do locatário: verificações de dados, aprovação ou desaprovação do candidato, lembretes de pagamento;

Gerenciamento de portfólio;

Operações financeiras;

Contas a pagar/ contas a receber;

 

Setor de Turismo

 

As agências de turismo enfrentam muitos desafios: a competição diária da concorrência que é bastante acirrada,  aumentar sua lucratividade e bons serviços e ao mesmo tempo reter os colaboradores eficientes.

Como a RPA pode ajudá-las? O código Passenger Name Records (PNR) contém detalhes importantes dos passageiros. O robô de software tem o potencial de inserir e atualizar essas informações, fazendo isso de forma muito mais rápida e precisa. Cancelamentos de bilhetes e reembolsos podem ser efetuados pelo bot de forma eficiente.

O processo de reserva de pacotes de viagens pode ser robotizado. Isso melhora a satisfação do cliente, porque reduz o tempo de espera e também permite que o agente de viagens tenha mais tempo para se concentrar em fechar outras vendas.

A RPA  consegue fazer upload de documentos, digitalizados e usar captura inteligente de dados. Esses documentos podem ser facilmente organizados, acessados ​​e atualizados no caso de alguma alteração de regulamento ou dados.

O setor de viagens e turismo é altamente competitivo.  O nosso robô pode rastrear os concorrentes e suas táticas, criando alertas para quando seus preços mudarem. Com essas informações organizadas, dá para criar novas estratégias e sair na frente na disputa de clientes.

 

Setor da Saúde

 

A RPA  salva vidas quando implantada na área da Saúde. São muitos os ganhos em variados setores de hospitais e clínicas médicas. Aqui, vão alguns casos onde ela pode ser aplicada:

Na gestão hospitalar, a RPA otimiza processos administrativos, tempo de transporte de sangue ou órgãos, desinfecção de áreas para pacientes, sincroniza horários de cirurgias e outros procedimentos médicos.

O RPA aumenta a precisão e velocidade da prestação de cuidados aos pacientes. Isso inclui a análise de registros médicos, extração e localização de dados e comparação entre registros históricos de saúde. Isso ajuda os profissionais a tomar as decisões certas e fundamentais em menos tempo.

Os robôs de software realizam agendamentos de consultas para os pacientes, analisam o horário, custo, localização, disponibilidade do médico. Durante as cirurgias podem fornecer instruções, recomendações e avisos para a equipe médica.

 

Setor Contábil

 

A rotina de um contador envolve muitas planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos, atenção e habilidade com cálculos e números. Pois saibam que, quando essas tarefas são repetitivas, elas podem ser automatizadas e executadas por um um robô com mais exatidão e rapidez. Com o auxílio da RPA, os profissionais do setor contábil não irão mais precisar se preocupar com:

Registros de armazenamento de dados;

Atualizações de perfil de clientes;

Geração de relatórios de conformidade e guias para recolhimentos de tributos;

Conciliações contábil fiscal;

Apurações de tributos;

Retenção automática de tributos;

Deixando essas tarefas para a RPA resolver, os contadores terão mais tempo para se dedicar às atividades que envolvem inteligência humana e como consequência, a empresa vai gerar mais lucros e qualidade na entrega dos serviços

 

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