A tecnologia RPA está ajudando empresas a reduzir riscos operacionais e a aumentar a produtividade em atividades repetitivas. E o que significa RPA? É a sigla para Robotic Process Automation, traduzindo para o português: Automação Robótica de Processos. É uma tecnologia que soluciona desafios em processo de negócio.
Essa automação se dá por meio de um software que pode ser visualizado como um usuário robotizado dentro do seu computador, fazendo algumas atividades repetitivas para você, mas isso não significa que você perderá o seu emprego. De acordo com a Harvard Business Review (revista publicada pela Harvard Business), o robô utilizado para automações irá te proporcionar mais tempo para desempenhar outras atividades, ou seja, é de grande validade para o colaborador quanto para empresas contratar uma Automação Robótica de Processos.
Estudos mostram que os colaboradores não se sentem ameaçados pela automação, eles enxergam os robôs como um colega de trabalho, alguém que facilita a rotina de atividades repetitivas com muito mais assertividade. Com o RPA o risco de erro é muito menor e a confiabilidade nos processos acompanha a escalabilidade.
O mesmo estudo evidenciou que a transformação digital não precisa resultar em menor headcount, a tecnologia proporciona incluir uma ferramenta RPA na rotina de trabalho para dar conta de mais processos, com maior índice de produtividade, mantendo a mesma quantidade de pessoas.
O que é RPA em processos?
A robotização de processos de negócios (RPA) é o uso de robôs digitais, também chamados de bots, para executar tarefas repetitivas sem tomar tempo das pessoas. Pode ocorrer com processos assistidos, nos quais precisam de pessoas para iniciar as tarefas, ou processos autônomos que são totalmente automatizados.
Esta tecnologia está aí para nos ajudar a reduzir etapas manuais, melhorar o uso de recursos humanos, prover segurança e ganhar escalabilidade. Todavia, para alcançar esses resultados, é necessário contar com um analista de processos de negócio para que o robô seja desenvolvido de forma eficaz.
Isso porque só robotizar o processo existente, tal qual, sem analisar o todo ou não garantindo os objetivos almejados, pode trazer um grande desperdício de tempo. E o que mais queremos é gerar tempo para você. Por isso contribuímos para que os processos sejam automatizados de acordo com as suas metas de negócio.
O que pode ser automatizado com RPA?
De uma forma bem simples, podemos dizer que todas as interfaces básicas de um usuário (user-interface-based) podem ser usadas por um robô também. Basta que a atividade tenha um padrão. E caso ainda não tenha, nossa missão é entender as condições e criar os padrões em colaboração com os nossos clientes.
Citamos alguns padrões, dos muitos, que podem ser executados com as soluções RPA:
- Realizar pesquisa de dados;
- Analisar assimetrias da informação;
- Levantar ausência de dados em um formulário;
- Cadastrar dados em sistemas (ERP, jurídicos, entre outros);
- Acompanhar processos jurídicos;
- Enviar notificações;
- Entre outras funcionalidades.
Os inputs (entradas) para executar um robô podem vir por planilha ou arquivos em pdf, txt, csv., e até por imagem. Os gatilhos podem ser por período de tempo ou horário determinado. Também pode-se configurar por rastreamento, que funciona assim: o robô fica rastreando uma pasta, por exemplo, até aparecer um dado pré-programado e só ao encontrá-lo, ele executa a tarefa robotizada.
Onde usar RPA?
O RPA agrega muito valor quando substitui tarefas repetitivas manuais, como a inserção de dados, que podem levar horas e centenas de cliques em um sistema usado por uma pessoa. Os bots implantados com ferramentas RPA executam essa tarefa rapidamente e sem erros.
Sempre que uma atividade possua uma sequência de trabalho, um padrão, esta pode ser robotizada com RPA. Liberando assim, as pessoas para tarefas mais criativas, analíticas, estratégicas e até mais interessantes para elas mesmas.
Muitas pessoas se sentem desmotivadas por ter que executar atividades repetitivas. Com o tempo pedem desligamento da empresa. O RPA também ajuda na motivação dessas pessoas, pois atuando com essas demandas repetitivas, permite que as pessoas se desafiem com novas tarefas.
Qual a melhor solução de RPA?
A melhor solução RPA conta com o apoio de um analista de negócios para configurá-la de uma forma assertiva. De nada adianta você contratar uma solução sem a expertise de processos de negócio. Contar com uma equipe especializada vai economizar muito o seu tempo.
Conte com a nossa consultoria gratuita para saber quais das suas atividades podem ser robotizadas com RPA. Essa reunião não tem custo e nem o compromisso de fechar contrato. Podemos apoiar a solução dos seus desafios.
Quer uma consultoria gratuita?
Conte com a nossa consultoria gratuita para saber quais das suas atividades podem ser robotizadas com RPA. Essa reunião não tem custo e nem compromisso de fechar contrato. Enquanto nós apoiamos você, aprendemos mais e mais sobre a realidade do mercado. Então conte conosco!
Solicite uma consultoria gratuita clicando aqui.