Pode parecer clichê, mas a frase “corpo são, mente sã” se aplica aos mais diversos organismos e não só a um indivíduo de forma isolada. Cuidar de uma empresa de forma saudável significa o maior entendimento entre as pessoas e a transparência nos processos e entregas. E quando tudo vai bem, os resultados não podem ser outros: os riscos caem e os lucros acontecem.
Nesse sentido, o BPM é um conceito que integra a gestão com a tecnologia da informação para aumentar os resultados por meio da melhoria de processos. Ele tem como base a ênfase na visibilidade, na responsabilidade e na capacidade de adaptação dos processos para a melhoria contínua dos seus resultados.
O BPM atua como um método facilitador de hábitos de trabalho eficazes, não apenas padronizando processos para aumentar a eficiência, mas sim, otimizando o conhecimento e as habilidades das pessoas. Com isso, gera maior alinhamento entre a estratégia e a operação das organizações, entendimento e engajamento dos colaboradores no projeto, e assim, aumento de produtividade.
Internamente tudo organizado, externamente o dia a dia com o cliente é otimizado. Isso tudo gera valor na soma de fatores que agregam o produto final.
Os ganhos com BPM são diversos! A transparência e alinhamento de expectativas para que todos tenham conhecimento de como é o processo, aumento da produtividade e a redução de custos, como resultado da entrega. E cá para nós, não é isso que toda empresa busca?