Transformação Digital

Tecnologia x colaboradores: por que investir nessa combinação é importante para o sucesso do seu negócio

Não é à toa que a alfabetização digital e a alfabetização de dados estão na lista da Forbes entre as 10 habilidades de carreira mais importantes para a próxima década. Hoje, o sucesso profissional passa necessariamente por entender os impactos dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho. E mais do que isso: aprender a extrair o melhor que esses recursos oferecem.

A compreensão de que a tecnologia é uma aliada e não uma substituta não deixa de lado o alerta: as projeções do World Economic Forum mostram que metade dos profissionais ativos precisarão passar por requalificação até o ano de 2025. Além disso, 85 milhões de empregos poderão ser substituídos, mas milhões deles devem surgir devido às novas relações entre humanos e máquinas. 

Apesar dos dados e da realidade que se apresenta no cotidiano das empresas, muitas organizações e profissionais ainda não avançaram na transformação digital e sentem o impacto negativo de não acompanharem as mudanças em andamento. Afinal, é realmente vantajoso investir na combinação entre tecnologia e colaboradores? 

 

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A importância de investir na sinergia entre tecnologia e colaboradores

A tecnologia, incluindo a automação robótica de processos (RPA), tem o potencial de reproduzir atividades humanas. No entanto, é fundamental compreender que os recursos tecnológicos são usados para complementar a força de trabalho, não para substituí-la completamente. 

Por isso, investir em tecnologia e não investir igualmente no desenvolvimento dos profissionais está entre os maiores erros das empresas. Assim como focar exclusivamente na qualificação dos colaboradores, mas deixar de lado o investimento em tecnologia não é o melhor caminho. Logo, promover a sinergia entre pessoas e recursos tecnológicos é a solução ideal para o sucesso de qualquer organização. 

Abaixo, trazemos as principais vantagens de ter a tecnologia como aliada na rotina de colaboradores e empresas:

 

1. Mais eficiência e produtividade para as equipes


Quando a tecnologia é utilizada para facilitar a rotina dos profissionais, os ganhos são significativos em termos de eficiência e produtividade. No caso da RPA, por exemplo, a automação é utilizada para realizar tarefas repetitivas e tediosas, permitindo assim que os profissionais se concentrem em demandas mais estratégicas. Além disso, ela pode proporcionar uma melhoria na qualidade dos serviços e produtos oferecidos, o que é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

2. Melhorias na comunicação interna e externa

Uma boa sinergia entre profissionais e tecnologia também é fundamental para o sucesso da comunicação interna e externa de uma empresa. Enquanto os recursos tecnológicos estimulam uma maior interação e colaboração entre os profissionais, as soluções propostas se tornam mais criativas e inovadoras. E no âmbito externo, as vantagens se apresentam na comunicação mais efetiva com os clientes e parceiros, o que é essencial para manter relacionamentos saudáveis e duradouros.

 

3. Maior estímulo à flexibilidade dos profissionais

Outro ponto importante é que a tecnologia impulsiona a flexibilidade na rotina dos profissionais, pois permite que esses possam trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso é fundamental em um mundo cada vez mais globalizado, onde o trabalho remoto já faz parte da maioria das empresas. Neste contexto, também é muito comum que haja aumento na performance e na produtividade dos colaboradores. 

 

4. Melhores resultados para o negócio 

Ao combinar recursos tecnológicos com profissionais capacitados para o seu uso, os resultados dos negócios são muito melhores. Os ganhos se apresentam não só no âmbito financeiro, mas envolvem um aumento significativo na satisfação dos clientes, assim como na qualidade dos produtos e serviços ofertados. Um exemplo claro é quando robôs exercem atividades de chatbot e outras formas de atendimento automatizado, permitindo que os profissionais se concentrem nas necessidades mais complexas dos clientes e sejam mais efetivos nas soluções prestadas.

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5. Mais oportunidades de desenvolvimento de carreira 

Por fim, tecnologias como a RPA podem levar a novas oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira. Com a automação de tarefas, os profissionais podem se especializar em áreas mais complexas e estratégicas.

Além disso, conseguem se destacar profissionalmente por habilidades e competências exclusivamente humanas, como a inteligência emocional ou pensamento crítico, por exemplo.

Entretanto, para que esses benefícios sejam alcançados com eficiência, é necessário que os profissionais estejam preparados para trabalhar com a tecnologia. Isso envolve não apenas o desenvolvimento de conhecimento técnico, como também a capacidade de se adaptar rapidamente às constantes mudanças e a adoção de uma mentalidade de lifelong learning. 

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