Quando pensamos em tecnologias como a Automação Robótica de Processos, é frequente imaginar não ser um avanço do presente. Mas na realidade, uma série de tecnologias que fazem uso de inteligência artificial já fazem parte do nosso cotidiano, e vão muito além da robotização. Podemos citar assistentes virtuais em dispositivos móveis, tecnologias de reconhecimento facial, casas inteligentes, e até mesmo outdoors de publicidade.
Portanto, é possível dizer que à medida que a tecnologia avança, ela passa a integrar de maneira cada vez mais orgânica o nosso cotidiano, e como é de se imaginar, esses avanços tecnológicos estão integrando o dia a dia de empresas e organizações no geral de maneira exponencial.
Já é comum, em empresas de diversos portes, o uso de diferentes tecnologias de automação de processos, sendo que um dos grandes exemplos disso está no setor financeiro. Um estudo promovido pela consultoria Gartner, e realizado em 2021, projetou um crescimento do uso da tecnologia RPA de 55% em 2019 para 90% das instituições financeiras no mundo inteiro em 2022.
Porém, o uso de tecnologias RPA não se restringe ao setor financeiro, mas pode impactar empresas dos mais diversos setores, como a automação de tarefas em gestão de pessoas, processos jurídicos, operações de gerenciamento no setor imobiliário, ou quaisquer outras atividades padronizáveis passíveis de automação robótica.
Como implementar a tecnologia RPA na sua empresa
A popularização de uma nova tecnologia vem sempre acompanhada de um processo de alfabetização digital, então é comum surgirem uma série de dúvidas sobre sua natureza e suas consequências diretas em um negócio. Por conta disso a One4Tech trabalha sempre com a premissa da importância do compartilhamento do conhecimento.
O processo de implementação da tecnologia RPA para primeiro pelo entendimento e mapeamento das necessidades de automação de uma empresa. É necessário averiguar quais áreas têm processos padronizados, e exercidos por pessoas, podem ser automatizados por meio de inteligência artificial.
A partir daí é necessário elaborar um plano de gerenciamento de talentos, que a partir da automação de suas atividades repetitivas, ganham mais tempo para contribuir com o negócio a partir de elaborações estratégicas. Segundo o mesmo estudo realizado pela Gartner citado anteriormente, esse é um dos maiores desafios enfrentados por gestores no processo de implementação da tecnologia RPA em empresas e organizações.
Mensurados os riscos e ganhos, bem como as possibilidades de aplicação dos robôs da ONE4, prosseguimos para a implementação em si, que é acompanhada de perto por nós, seja nas consequências técnicas ou organizacionais.
As vantagens de implementação desse processo são inúmeras, principalmente em ganho de tempo e eliminação de erros, culminando em um inevitável aumento de produtividade. Somando a isso as mudanças na estrutura organizacional das empresas, o resultado está em uma equipe muito mais motivada, distante de tarefas mecânicas e totalmente direcionada a atividades que exigem de fato o uso de inteligência humana.
Conheça alguns dos robôs da ONE4Tech
São múltiplas as atividades que podem ser exercidas pela tecnologia RPA, seja em empresas de pequeno ou maior porte, desde que haja possibilidade de implementação da tecnologia, bem como disposição à digitalização por parte dos mais diversos setores. Nas grandes empresas, de acordo com pesquisa do Raio-x da Transformação Digital no Brasil de 2021, a digitalização já é uma realidade para 45,7% das empresas brasileiras.
Sendo assim, já é notável que para se manter competitivo em um cenário onde o tempo se torna um ativo tão valioso, o caminho da digitalização e automação de processos já faz parte da cultura organizacional de diversas empresas, tornando obsoleta a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura para se aumentar a produtividade de um negócio.
Na ONE4, temos à disposição uma grande diversidade de robôs que podem se encaixar no processo produtivo de amplos setores empresariais. Vamos falar um pouco sobre eles, bem como das vantagens de sua implementação.
BENE
Apelido carinhoso dado ao nosso gestor de benefícios, o BENE é um robô especializado na compra de auxílios como vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição. A partir da simples inserção de dados a respeito dos colaboradores de uma empresa, o robô BENE é capaz de acessar mecanismos para a compra dos benefícios e realizar sua distribuição entre os colaboradores.
Principalmente em empresas com um grande número de colaboradores, a automação dessa atividade simples libera um tempo considerável na área de gestão de pessoas. Além disso, elimina possíveis erros que podem ocorrer nesse processo, contendo ainda riscos de processos judiciais.
Além disso, o BENE ainda é capaz de gerar relatórios acerca do pagamento de benefícios, o que abre espaço para o setor de gestão de pessoas elaborar melhores formas de distribuição de benefícios, e fornece material crucial para tomada de decisões estratégicas.
BUD
Ainda falando sobre gestão de pessoas, outro parceiro no gerenciamento de atividades repetitivas é o robô BUD. Por meio da inteligência artificial, o software é capaz de organizar informações de colaboradores em uma folha de ponto, bem como registrar com precisão a assiduidade, permitindo não apenas uma economia de tempo em processos de verificação manual, mas a possibilidade de geração de novas ideias para os processos de gerenciamento de colaboradores.
Dessa maneira, de forma similar à atuação do robô BENE, essa tecnologia é capaz de evitar erros em uma área tão crítica quanto a gestão de pagamentos, resultando em uma equipe mais motivada pela certeza de uma boa gestão de suas horas de trabalho, além de permitir uma atuação estratégica mais eficaz no gerenciamento de colaboradores.
SALUT
Atuando também junto ao setor de gestão de pessoas, o robô SALUT, em alusão à “saúde”, é responsável pela automática inclusão e exclusão de colaboradores em planos de saúde empresariais.
Não é a toa que a automação desse processo pode liberar 92% do tempo da pessoa colaboradora responsável por essa etapa, visto que operações envolvendo planos de saúde geralmente requerem muita atenção. O grande volume de documentação e informações associadas aos planos de saúde gera um grande potencial para erros, o que torna esse tipo de atividade enfadonha e cercada de riscos para pessoas colaboradoras em geral.
Com a automação desse processo, além de liberar tempo para atividades estratégicas, é possível evitar erros que levam a prejuízos financeiros para empresas e organizações em um processo totalmente automatizado.
B-SOCIAL
Parceiro do setor contábil, o B-SOCIAL é um robô específico para gerenciamento de assinaturas digitais em portais governamentais. Na contabilidade é comum a circulação de documentações, como atualização de alvará e licenças, autorização para uso de espaço e recursos públicos, entre outras atividades.
Com o avanço da digitalização, muitos setores governamentais passaram a trabalhar com assinaturas digitais. o B-SOCIAL é capaz cadastrar as rubricas, bem como atualizar planilhas de gestão desses processos, permitindo uma análise mais precisa por parte do setor contábil, bem como evita erros como a perda de prazos para a renovação de documentos importantes para a continuidade do negócio.
FOPA
Em uma abreviatura para folhas de pagamento, o FOPA foi desenvolvido com o intuito de gerenciar informações acerca de folhas de pagamento. A partir dele é possível calcular dissídios e organizar todas as informações fundamentais para o pagamento de colaboradores, o que facilita a sua consulta e análise para possíveis mudanças estratégicas.
Para o setor contábil, o FOPA economiza tempo de cálculos, pesquisa, e elimina a possibilidade de erros humanos, criando processos mais ágeis que resultam em ganhos organizacionais para o negócio como um todo.
K-PRO
Passando para o setor jurídico, temos à disposição o K-PRO. Este robô tem a capacidade de pesquisar processos jurídicos de forma simples em tribunais espalhados por todo o Brasil. Em um único dia é possível consultar e organizar 800 processos, facilitando o trabalho de consulta manual por parte de pessoas do setor jurídico.
As minúcias de processos judiciais, dessa forma, se tornam muito mais acessíveis, sendo possível averiguar em tempo real o status de importantes processos, antecipando estratégias de ação e organizando o fluxo de trabalho no setor jurídico.
PECI
Outro companheiro do setor jurídico é o PECI, que tem como função redigir petições e enviá-las para os setores responsáveis. Esse processo consome um tempo considerável na rotina de advogados e demais colaboradores do setor, além de ser muito suscetível a erros humanos, já que o preenchimento das petições requer grande nível de detalhes.
O robô funciona a partir do recolhimento de informações das partes envolvidas em uma petição, realiza seu preenchimento de forma automática a partir de um modelo pré-estabelecido, e ainda faz o upload do documento no local adequado. Esse processo permite uma visualização muito mais qualificada das petições emitidas por um setor jurídico, permitindo um melhor acompanhamento do seu desenvolvimento.
Exa-Lab
Atuando na área da saúde, o Exa-Lab ajuda a economizar tempo de empresas de medicina do trabalho. Ele é responsável pela validação de exames admissionais de acordo com critérios fornecidos pelas empresas contratantes. Por meio do acesso a bases de dados das empresas médicas, pode emitir relatórios indicando a aprovação de novos colaboradores para as empresas parceiras.
Todos os nossos robôs estão à disposição para contratação por hora ou em formato de assinaturas, e nós estaremos com você durante todo o processo de implementação de nossa tecnologia. Para entender melhor como a tecnologia RPA pode transformar a forma como sua empresa funciona, faça uma consultoria gratuita conosco!