Há três décadas atrás, quando a internet começava a se tornar acessível para a população, não imaginávamos o impacto que a rede mundial de computadores e a tecnologia trariam para as pessoas e, consequentemente, para a forma como elas se relacionam com o mundo.
Pensar sobre as mudanças que aconteceram nestes últimos anos é um convite para refletir sobre a celeridade com que transformamos a nossa visão global – principalmente, a nossa relação com o trabalho. Softwares, aplicativos, sistemas, robôs e IA são só algumas das inovações que entraram em cena e, hoje, já são parte essencial da rotina das empresas.
Mas, apesar de tanta inovação disponível, muitos negócios ainda não aderiram de fato à transformação digital. Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda o conceito de transformação digital nas empresas, assim como maneiras efetivas de implementá-la na sua organização.
Transformação digital: muito além do uso da tecnologia
Você só está lendo este texto agora porque faz uso da internet e da tecnologia. E podemos inferir que sua empresa possui computadores, sistemas, site próprio, redes sociais, dentre outros avanços digitais. Afinal, seria isso a transformação digital?
Quando falamos do conceito de transformação digital, estamos sim considerando a utilização de todos os mecanismos tecnológicos citados acima. Mas muito além disso: a transformação digital é uma mudança de cultura que entende a tecnologia como um meio de aprimorar processos, solucionar problemas e gerar avanços em sua estrutura.
Em suma, a transformação digital se sustenta na tecnologia, mas ela é ainda mais profunda pois engloba uma mudança de mindset das empresas, que enxergam e impulsionam o seu potencial estratégico para os negócios através dela.
Para que você entenda como isso se dá no cotidiano, pense em práticas que possuem um viés digital e que visam, por exemplo, a melhor experiência de clientes e usuários, coleta e organização de dados ou mesmo a implementação de melhorias de desempenho e produtividade internas.
As possibilidades são diversas e impactam cada nicho de formas diferentes. Mas em todos os segmentos é fundamental que haja essa compreensão estratégica na condução da transformação digital.
Por que a tecnologia RPA faz parte da transformação digital?
Segundo um estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, 70% das lideranças respondentes disseram entender a transformação digital como uma pauta relevante em 2022, mas apenas 37% delas se consideram aptas para executá-la.
Dados como esses mostram um dos maiores gargalos dentro das empresas: apesar de identificarem diversos pontos de melhoria em sua estrutura organizacional, nem sempre a gestão sabe como resolvê-los.
Assim, a tecnologia RPA, ou Automação Robótica de Processos, é uma das soluções mais eficientes para impulsionar a transformação digital. Através de aplicações e linguagem de programação, ela é capaz de automatizar processos repetitivos, representando um grande avanço tecnológico e diversos benefícios para os negócios.
Quando uma empresa opta pela utilização dos robôs RPA, ela está diagnosticando e otimizando aspectos que tomavam tempo e representavam erros ou dificuldades na rotina dos profissionais e na estrutura dos negócios. Ao agregar agilidade, eficiência e performance para as organizações, a RPA também gera mais tempo para que os colaboradores e, principalmente, as lideranças possam ser mais estratégicos em suas funções.
Como falamos acima, a transformação digital carece de uma mudança estrutural na cultura corporativa. Não basta que as empresas façam uso de mecanismos tecnológicos, é fundamental que os avanços aconteçam também na forma como os profissionais pensam, atuam e propõem. E é assim que a tecnologia RPA impacta a transformação digital.
Conheça alguns dos robôs da ONE4tech
Ainda tem dúvidas sobre como a RPA pode beneficiar os processos de transformação digital do seu negócio e gerar mais tempo e retorno financeiro? Apresentamos abaixo alguns dos nossos bots e suas soluções:
1. Bud
Atuando no setor de Gestão de Pessoas, o Bud é capaz de gerenciar atividades operacionais como registro e organização de dados sobre a folha ponto dos colaboradores. Logo, otimiza o tempo dos profissionais de RH, reduz erros banais nestas demandas e possibilita uma atuação mais estratégica por parte da área.
2. K-PRO
Aliado do setor jurídico, o K-PRO tem como funcionalidade realizar a pesquisa de processos jurídicos em tribunais de todo o território nacional. Em um mesmo dia, é capaz de consultar e organizar 800 processos, facilitando o dia a dia de advogados e profissionais do meio.
Além do Bud e do K-PRO, a ONE4Tech possui diversos outros robôs em seu portfólio, todos capazes de tornar a rotina da sua empresa muito mais eficaz e produtiva. Saiba mais ou solicite uma consultoria gratuita e personalizada pelo link: https://one4.com.br/contato